Bolsa Pesquisador Visitante (CNPq / FAPERJ)

Programa de Pesquisador Visitante

SELEÇÃO DE BOLSA NOVA – 2011-2012
A Vice Presidência de Pesquisa e Laboratórios de Referência da FIOCRUZ tem a satisfação de tornar público o resultado da seleção de bolsa nova e renovação de bolsa 2010 para o Programa Pesquisador Visitante, executado por meio do convênio firmado com o CNPq.

Avaliação por Comitês

A seleção de bolsa nova ocorreu mediante processo de chamada pública nacional, coordenada pela VPPLR. A análise das candidaturas à bolsa compreendeu duas fases. Na primeira, os candidatos foram avaliados pelo coordenador do perfil e 1 (um) pesquisador indicado pela unidade e 1 (um) pesquisador externo com bolsa de produtividade (PQ) do CNPq.
Segundo normas do Convênio, na segunda fase de avaliação, foi composto um Comitê Assessor constituído por 2 (dois) representantes da Fiocruz, 2 (dois) representantes do CNPq e 11 (onze) pesquisadores externos com bolsa PQ do CNPq, organizados por áreas de conhecimento. O Comitê Assessor foi responsável pela avaliação final, dirimindo discrepâncias de notas, empates ou quaisquer dúvidas em relação a primeira avaliação.

Resultados

Os candidatos indicados em 1º lugar à bolsa deverão entregar os documentos para implementação de bolsa, até a data 23 de janeiro de 2012. Candidatos que não apresentarem a documentação exigida no prazo estipulado serão desclassificados do processo como consta do Edital.
Para os candidatos que estão para concluir o seu doutoramento, poderão entregar declaração de conclusão ou ata de defesa de tese até a data de 01 de fevereiro de 2012. Somente a declaração será aceita nesta data, os demais documentos deverão ser entregues até 23 de janeiro.
Os candidatos indicados em 2º lugar poderão ser convocados para assumir a vaga nos casos de desistência ou desclassificação do candidato indicado à bolsa em 1º lugar.

• Resultado Final Edital 2011-2012 - clique aqui
• Informações para implementação de bolsa – Documentação – clique aqui
• Declaração de não vínculo empregatício assinada – clique aqui
• Termo de Compromisso assinado – clique aqui


Programa de Pesquisador Visitante

Objetivo:

Fixar pesquisadores para atuar em projetos de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico, bem como nos programas de pós-graduação stricto e lato sensu e de iniciação científica, nas áreas das ciências da saúde (pesquisa clínica e em saúde pública), das ciências biológicas (pesquisa em biociências) e das ciências sociais e humanas em saúde junto às Unidades da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) localizadas nos campi de Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Curitiba (PR), Manaus (AM), Porto Velho (RO), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA).
O Programa de Pesquisador Visitante (PV) é executado há 16 anos através de convênios estabelecidos pela Fiocruz com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) e com a Fundação Carlos Chagas de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ).

Público Alvo:
Pesquisadores com doutorado concluído em instituições nacionais e internacionais.

Modalidades:

Pós-Doutorado Júnior – candidatos com doutorado concluído há menos de 5 anos em instituições nacionais ou estrangeiras reconhecidas pela CAPES, sem vinculo de qualquer natureza em outra instituição pública ou privada e com experiência profissional, compatível com o projeto.

Pesquisador Pleno – candidatos com doutorado concluído há 5 anos ou mais em instituições nacionais ou estrangeiras reconhecidas pela CAPES e experiência profissional compatível com a proposta; caso tenha vínculo empregatício/funcional, selecionar obrigatoriamente, instituição distinta daquela onde esteja lotado e que seja distante no mínimo 150 km da instituição de vínculo.

Especialista visitante: Profissional com experiência na execução de projetos de P&D e qualificação técnico-científica compatível com o título de doutor; caso tenha vínculo empregatício/funcional, selecionar obrigatoriamente instituição distinta daquela onde esteja lotado e distante no mínimo 150 km da instituição de vínculo.

Duração da Bolsa:
24 (vinte e quatro) meses prorrogáveis por um período máximo de 12 (doze) meses. A renovação está condicionada à apreciação das atividades desenvolvidas no primeiro período e apresentação de plano de trabalho para o próximo período (12 meses).

Requisitos e condições para a análise da solicitação de bolsa
O candidato deverá:
- Possuir o título de doutor;
- Não possuir vínculo empregatício ativo;
- Dedicar-se integralmente às atividades programadas pela Unidade de destino;
- Não acumular a bolsa com bolsas concedidas por qualquer agência de fomento nacional ou internacional;
- Estar com o Curriculum vitae atualizado na Plataforma Lattes.
Seleção:
Modalidades Pós-doutorado Junior e Pesquisador Pleno são através de Editais públicos anuais lançados pela VPPLR.

Gestão
Gerente – Executiva do Programa Pesquisador Visitante: Tanna Morales
Av. Brasil, 4365, Manguinhos CEP: 21040-900 Rio de Janeiro – RJ
Sala 109 - Pavilhão Mourisco (Castelo)
Tel/Fax.: 3885-1713
e-mail: programapvisitante@fiocruz.br