Comissão dos Usuários de Animais de Laboratório - CUAL

 

O CUAL foi reativado no ano de 2006, para melhor atender às necessidades da FIOCRUZ no sentido de desenvolver animais de experimentação com padrão internacional de qualidade, de forma integrada, otimizando o uso dos recursos institucionais, e assegurando o funcionamento integrado das várias instâncias envolvidas na produção, controle de qualidade e utilização dos animais produzidos.
Em reuniões do CUAL realizadas desde a sua reativação foram constituídos três Grupos de Trabalho com tarefas bem precisas para 2007:

GT Infra-estrutura
GT Biossegurança
GT AnGMs

GT Infra-estrutura
Função: Documentar problemas de infra-estrutura do CECAL e formalizá-los através de relatórios. A prioridade é verificar o CECAL, mas os outros grandes centros também serão vistoriados (René Rachou - MG, Aggeu Magalhães - PE e Gonçalo Muniz - BA).

GT Biossegurança
Função: Fazer um levantamento dos CQBs e solicitações de CQBs dos animais. Desenvolver um POP para solicitação de CQB.

GT AnGMs
Função: Identificar os animais geneticamente modificados, quem tem restrição de prioridade e de uso e, se houver restrição de uso, quem restringe e porquê. Verificar junto aos representantes de biossegurança de todas as unidades se animais geneticamente modificados estão sendo mantidos em suas respectivas unidades e omparar a listagem feita pelo GT de Biossegurança com a listagem dos animais geneticamente modificados.

Para ver a portaria 384/2008, sobre os membros do CUAL, clique aqui